Você sabe qual é a alma dos negócios? Por Roberto Adami Tranjan

Fonte: www.robertotranjan.com.br
Você sabe qual é a alma dos negócios?
No meu bairro, existem muitos postos de gasolina. Somente no quarteirão visível da janela de meu escritório, de onde escrevo esse texto, consigo contar três. Resido aqui há algumas décadas. Com tantas alternativas de oferta, nenhum deles conseguiu me fidelizar como cliente, embora eu tente me fixar em algum por minha conta, devido a proximidade e comodidade. Prefiro cruzar a distância até o bairro vizinho, trajeto de uns dois quilômetros, para lá abastecer meu veículo. Qual a diferença? Afinal, a gasolina supostamente é a mesma e quase não há variação no preço. Então, o que me atrai para lá e me afasta desses bem à mão?

Pouca coisa, é certo, mas o suficiente para compensar o esforço. Um bom dia ou boa tarde animados por parte do frentista, uma acolhida grata pela escolha feita, ofertas simples de serviços, como calibragem de pneus, limpeza do para-brisa e verificação da água e do óleo, honestidade quanto ao estado em que se encontra o veículo, sem a insistência no consumo de aditivos desnecessários e facilidade no pagamento, evitando que eu tenha de sair do carro para fazê-lo.

O leitor pode estar surpreso que algo assim tão simples e corriqueiro me faça preferir esse posto a todos os outros. Mas não são os serviços em si, existentes em outros pontos de venda de combustível. É o jeito como eles são oferecidos – uma demonstração autêntica de interesse e disponibilidade.

Nos postos do meu quarteirão, se você quiser alguns desses serviços, terá de pedir e não espere ser atendido de bom grado. Moral da história: o relacionamento humano continua sendo a alma dos negócios.

Mesmo depois da estrondosa explosão tecnológica de fins de era industrial, de toda informatização e automatização dos processos de atendimento, do sistema técnico ter consumido verbas e mais verbas das empresas, o relacionamento humano se mantém como o grande, definitivo diferencial.

Há quem diga que é impossível oferecer um bom atendimento sem a tecnologia. Esta, sem dúvida, ajuda muito. Mas é acessória. O essencial está na relação humana. Noves fora todo apoio tecnológico e facilidades promovidas por ele, destaca-se o relacionamento humano. Em algum momento da história, haverá a necessidade de conversar com alguém. E a expectativa de que esse alguém se interesse, escute e nos compreenda. É o momento determinante na fidelização do cliente.

Não se engane, portanto, com o apelo de tanta tecnologia: o relacionamento humano é – e continuará a ser – a alma dos negócios.

Roberto Adami Tranjan é educador, conferencista e escritor que atua na área dos negócios, das empresas e do trabalho. Dentre as suas diversas áreas de conhecimento, destacam-se as relacionadas com o exercício da liderança, da gestão por valores, da visão sistêmica sobre os negócios e resultados, do trabalho em equipe e construção de projetos coletivos.

Formado em Economia e pós-graduado em Administração de Empresas pela EAESP/FGV. Em 1986, criou uma empresa de consultoria e desenvolveu a abordagem sistêmica CMA, a empresa vista como um organismo vivo dotado de corpo, mente e alma. Essa abordagem é depois demonstrada no primeiro livro, A Empresa de Corpo, Mente e Alma, lançado em 1997.

Em 1999, com o firme propósito de construir empresas éticas, humanas e prósperas, desenvolve um processo de educação empresarial andragógico, inovador e de alto impacto, chamado Metanoia, e passa a atuar como educador empresarial. Com esse processo lança também seu segundo livro: Não Durma no Ponto – O que é preciso saber para chegar lá e cria a empresa Metanoia – Propósito nos negócios.

Em 2002, após experiências bem sucedidas, Roberto Tranjan compartilha esse processo no seu terceiro livro, METANOIA – uma história de tomada de decisão que fará você rever seus conceitos. Que foi lançado também em espanhol.

Desde então suas experiências atuando na educação empresarial com empresários, líderes e executivos inspirou novos conceitos, processos e livros:

2005 – PEGADAS – Como atravessar os 7 mercados e criar prosperidade nos negócios e na vida; reeditado em 2014 como METANOIA – OS PASSOS

2008 – RICO DE VERDADE, também na versão audiobook

2013 – O DEVIR, também na versão audiobook

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